- Área: 6400 m²
- Ano: 2013
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Fotografias:Fran Parente
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Fabricantes: Bortolini, Citycase, Escinter, Lumini, Masisa
METOLODIA DE FORMULAÇÃO DE BRIEFING
O projeto para sede do escritório Walmart.com desenvolveu-se a partir de uma metodologia de pesquisa, desenvolvida pelo Estudio Guto Requena, baseada em entrevistas e dinâmicas presenciais e online com os funcionários da empresa, onde detectaram-se valores, necessidades e expectativas de seus funcionários.
Três eixos principais foram concebidos nesta etapa: cultura digital, marca Walmart.com e brasilidade. Os resultados da pesquisa também serviram como inputs para a escolha de cores, materiais, formas, programa e conceitos do projeto.
CONCEITOS ESTRUTURADORES
A partir da análise dos três eixos, e seus pontos em comum, exploramos uma característica importante do edifício, seu amplo terraço. Criamos assim um conceito norteador para a sede da empresa: Varanda Urbana. As escolhas projetuais fazem referências ao hábito brasileiro de utilizar áreas externas de convívio social e relaxamento, como espreguiçadeiras na praia, terraço das grandes torres de edifícios, picnic no parque (padrão do carpete do piso), quintal e varandas típicas de casas brasileiras e o hábito interiorano de colocar a cadeira na rua para apreciar o fim de tarde e conversar com os vizinhos.
PROGRAMA E IDENTIDADE
A sede ocupa 5 andares com mais de mil metros quadrados cada um. Um dos desafios deste projeto foi trazer uma dimensão mais humana ao ambiente de trabalho, buscando identidade em espaços aconchegantes e confortáveis, e explorando um corporativo mais agradável e informal, sem deixar de ser extremamente profissional e prático. Outros desafios foram o budget enxuto e o curto prazo para a execução.
Para auxiliar a localizar e nortear visitantes e funcionários dentro dessa grande área, criamos uma identidade visual diferente para cada andar, através de casulos situados no centro da laje, que desenvolvem-se de maneira orgânica entre os pilares, rompendo com a rigidez ortogonal do espaço.
Em cada andar predomina o uso de um tipo de madeira, como Pinus, OSB, Eucalipto Natural e Zurich Masisa, que se combinam com uma cor e seus diferentes tons, escolhidos a partir do código de cores oficiais do Walmart (amarelo, laranja, azul e verde).
Cada um dos cinco pavimentos, além de conter os departamentos específicos da empresa, como Comercial, Vendas, Recursos Humanos ou Financeiro, abriga também lounges e ambientes de descompressão, como sala de jogos, cinema e vídeo game e biblioteca. Estes locais buscam estimular a troca de ideias e convívio entre os funcionários de departamentos diferentes.
ILUMINAÇÃO
As estações de trabalho localizam-se próximas as janelas para melhor aproveitamento da luz do dia. Todo projeto de iluminação prioriza o uso de luz econômica. Nos lounges e áreas de descompressão utilizou-se iluminação indireta de tom amarelo, além de luminárias decorativas.
Criamos para esse projeto uma luminária pendente chamada “Cabaça”, com cúpulas feitas de cabaça, uma fruta brasileira utilizada tradicionalmente como vasilha e amplificador acústico em instrumentos como chocalho, berimbau e maracá. As cabaças desidratadas foram pintadas de cinza em seu interior e distribuídas sobre um suporte de madeira, deixando aparente seu cabeamento colorido.
MOBILIÁRIO E DECORAÇÃO
Priorizamos o uso de mobiliário nacional, tanto nos móveis corporativos como nos móveis dos lounges, com peças assinados por designers consagrados brasileiros, como Maurício Arruda, Jader Almeida, Lina Bo Bardi e Paulo Alves e Fernando Jaeger. Misturamos também peças de desenho popular que fazem parte do imaginário brasileiro, como poltronas de balanço, cadeiras de praia e varanda e mesas de pic nic.
Para a produção de objetos e decoração utilizamos imagens de fotógrafos brasileiros contemporâneos, além de mapas, ilustrações e artesanato popular brasileiros. Skates e bicicletas remetem ao estilo de vida dos jovens funcionários.
VEGETAÇÃO
Ao longo de todos os andarem priorizou-se o uso de vegetação natural, construindo um cinturão verde que percorre todo espaço periférico dos andares colaborando na construção da identidade do escritório e trazendo mais aconchego para o espaço de trabalho.
TERRAÇO
A área externa foi projetada para trabalho e descanso dos funcionários. Decks de madeira organizam esse ambiente, com móveis de varanda, áreas de sombra, espaço para ioga e uma arquibancada voltada para a fachada que pode receber pequenos eventos, show e cinema. Além disso um campo de golf foi especialmente projetado.